17h45

Título de especialista anterior a 1989 poderá ser registrado

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Título de especialista anterior a 1989 poderá ser registrado

Foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (12) a Resolução CFM nº 1.960/2010, que permite aos médicos que não registraram títulos de especialista anteriores a 15 de abril de 1989 regularizar a situação junto aos conselhos regionais de medicina.

A decisão é fruto da luta incessante do Cremeb para que a antiga resolução fosse revista pelo CFM. A não aceitação dos títulos anteriores a 1989 se configurava como um nítido descumprimento ao artigo 6º da Resolução CFM nº 1634/2002, que preconiza o respeito aos direitos individuais adquiridos pelos profissionais da medicina, no que se refere às especialidades médicas.

Para o presidente do Cremeb, Cons. Jorge Cerqueira, "a expedição da Resolução CFM nº. 1960/2010 representa uma vitória dos médicos brasileiros. Resulta de luta capitaneada pelo Cremeb desde que, há seis anos, no Encontro Nacional de Conselhos na cidade de Aracaju, defendemos com o atual conselheiro federal Jecé Brandão e o vice-presidente Abelardo Meneses a revogação da Resolução 1.755/2004. Por esta, dentro de cinco anos seria retirado de todos os médicos o direito de anunciar sua especialidade quando não conseguissem obter a pontuação mínima para mantê-la".

O Cons. Federal Jecé Brandão também comentou a nova resolução. "Com essa Resolução, o CFM faz justiça, corrigindo decisão equivocada do passado ao tempo em que reconhece o direito de médicos possuidores de certificados e notório saber em suas áreas de dedicação profissional poderem registrar-se no seu Conselho de Classe como especialistas", concluiu.

Com a nova resolução, os médicos que atenderem aos requisitos abaixo já podem solicitar o registro do título de especialista.
 

Requisitos:

  • certificado de conclusão de curso de especialização correspondente à especialidade cujo reconhecimento está sendo pleiteado, devidamente registrado nos termos da lei;
  • título de especialista, conferido por entidade de âmbito nacional acreditada pelo CFM;
  • título de livre-docente ou de doutor, na área da especialidade;
  • ocupar cargo na carreira de magistério superior, na especialidade, com exercício por mais de dez anos;
  • ocupar cargo público de caráter profissional, na área da especialidade, por mais de dez anos;
  • possuir títulos que, não se enquadrando nas alíneas anteriores, mas que, submetidos à consideração do CFM em grau recursal, sejam julgados suficientes para o reconhecimento da qualificação pleiteada.
Cadastre-se
Para fazer a sua inscrição e acessar as regras de funcionamento, clique no botão abaixo.
Faça aqui a sua pesquisa de prestadores de serviços
Médicos
Dentistas
Clínicas Médica
Laboratórios
Clínicas Odontológicas

Médicos

Dentistas

Clínicas Médica

Laboratórios

Clínicas Odontológicas


ABM
Rua Baependi, 162
Ondina, Salvador - Bahia
CEP: 40170-070
Tel.: 71 2107-9666

ABO
Rua Altino Serbeto Barros, 138
Itaigara, Salvador - Bahia
CEP: 41825-010
Tel.: 71 2203-4066
2019 - 2024. ABM. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital
ABM
https://www.sinambahia.com.br
Offline
Fale com a gente no Whatsapp